MARIANA LANAT

Publicado em: 06/06/2020

Acne fúngica: o que é, causas e como tratar

Posts recentes

Muito confundida com a acne bacteriana, ela tem um tratamento simples e definitivo. Aprenda a identificar a acne fúngica e como se livrar desta queixa de uma vez por todas!

Dra. Mariana Lanat

Especialista em dermatofuncional

Acne fúngica: o que é?

Causada pelo fungo Malassezia, a acne fúngica está relacionada a um quadro de disbiose cutânea.

Olá, pessoal! Atendendo a pedidos de algumas seguidoras, hoje eu vou abordar o assunto de acnefúngica. Pois bem, se você nunca ouviu falar sobre isso é ótimo que você esteja acompanhando este artigo, já que na internet tem muita informação desencontrada. Vamos lá?

Vocês que acompanham o meu canal no Youtube ou no Instagram sabem que eu gosto de tratar a causado problema, certo? E com a acne, isso não seria diferente. Na realidade, ela é um reflexo de um processo inflamatório que ocorre no intestino e se reflete na pele.


Isso acontece porque existe um eixo intestino-pele que sempre vai impactar ou influenciar qualquer queixa de pele que você tenha.


Mas, de uma forma muito peculiar, a acne fúngica é decorrente de um impacto do ambiente da pele. Talvez você não saiba, mas na nossa pele existem cerca de 500 espécies de microrganismos vivos, como bactérias e fungos, por exemplo. E entre esses fungos, está o Malassezia, que é o grande causador desse tipo de acne.

Então talvez você esteja se perguntando: Dra Mariana, mas se esse fungo existe na pele de todo mundo, então não era para fazer mal, certo? De fato, isso é verdade, mas até certo ponto. Afinal de contas, se ele está fazendo mal é porque aconteceu alguma coisa para esse fungo se proliferar desse jeito e começar acausar um problema de pele como acne fúngica.


Veja a seguir alguns fatores que alteram o meio ambiente da pele e contribuem diretamente para a manifestação da acne fúngica:


  • Clima quente e úmido;
  • Manter a roupa suada na pele por muito tempo;
  • Repetir o uso de roupas;
  • Uso de cosméticos que desrespeitem a integridade da barreira cutânea ( sabonetes, maquiagem,ácidos);
  • Uso frequente de corticoides tópicos ou histórico recente de antibioticoterapia.

Acne fúngica X Acne bacteriana

Além disso, vale a pena ainda mencionar que a acne fúngica quase sempre é confundida com a acne bacteriana ou cística, até mesmo por profissionais da saúde. Afinal, em algumas fases elas se parecem bastante: ficam avermelhadas, inflamadas e até se proliferam rapidamente, em algumas pessoas mais, em outras, menos.


Mas, na minha opinião, o grande diferencial da acne fúngica é que ela provoca vários carocinhos que parecem até alergia, que podem ou não ser acompanhados por episódios de coceira intermitente, mas não são tão doloridas quanto a acne comum. Em alguns casos, inclusive, ela pode não apresentar vermelhidão nenhuma, mas se manifestar em vários pontinhos, como se fossem vários cravinhos na pele.


Outra informação que auxilia no diagnóstico da acne fúngica é o fato desta migrar ou expandir do rostopara o colo e se espalhar para as costas rapidamente. Essa é a fase bem inflamatória e geralmente é aque leva as pessoas a buscarem por ajuda profissional. Entretanto, chegando lá, a pessoa pode receber o diagnóstico de acne bacteriana e sair com a prescrição de um antibiótico.


E isso é tudo o que a gente não queria! Porque não vai resolver o problema, já que se trata da proliferação de fungo e não de bactéria. Além disso, ainda vai piorar a situação porque o antibiótico vai impactar negativamente o intestino, gerando uma disbiose intestinal.

Disbiose intestinal

Para quem não sabe, a disbiose intestinal é a alteração da flora bacteriana do intestino, que causa a redução das bactérias boas que nele habitam e o aumento das bactérias nocivas à saúde. Como resultado, podemos ter todos ou alguns dos seguintes sintomas:


  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Gases;
  • Intestino solto (diarreia) ou constipação intestinal (prisão de ventre);
  • Candidíase e Infecção urinária recorrentes;
  • Abdômen distendido.

Como tratar a acne fúngica

O primeiro passo para tratar a acne fúngica é trocando de roupa sempre que ela ficar suada e lavar sempre após o uso, não reutilizando. Isso também vale para a roupa de cama e de banho. Troque a fronha do seu travesseiro e tenha controle sobre suas toalhas.


Mudar essa logística de lavar roupa, de trocar de roupa é um fator crucial para a gente evoluir no tratamento. Este hábito é o responsável pela manutenção e proliferação deste tipo de acne. Mas, além dessa rotina, outros hábitos também precisam ser levados à sério:

A importância de saber o que fazer para reduzir o processo inflamatório da pele.

Mantenha a pele hidratada


Manter a pele hidratada! Isto garante a integridade da barreira cutânea e um maior controle desta queixa. Para uma hidratação adequada, considere cosméticos naturais como óleos 100% vegetais, orgânicos e prensados à frio. O óleo de coco, por exemplo, tem propriedades antifúngicas e antioxidantes. Mas, como tem um perfil comedogênico, sugiro que pingue 4 gotas deste óleo em um algodão previamente umedecido com água. Atenção: não utilize óleo vegetal direto na pele se você estiver em crise de acne fúngica, pois essa atitude pode piorar o seu quadro! Nesse caso, seguindo a dica acima, pingue 3 gotinhas apenas do óleo vegetal em um algodão previamente umedecido. Essa sugestão de como usar os óleos vegetais é uma excelente opção para limpar a pele no final do diaou remover maquiagem. Super dica!!Além disso, existem óleos essenciais com propriedades antifúngicas e calmantes, como melaleuca, sálvia e calêndula que ajudam muito, se bem associados. Mas isso é assunto pra outro texto!

Utilize probióticos e probióticos para a pele


A boa notícia é que além de manter a integridade da pele com o uso de óleos vegetais, recentemente chegaram ao mundo dos cosméticos os prebióticos e probióticos. Sim! Eles existem e são bem úteis notratamento da acne fúngica, da dermatite, rosácea e até mesmo da psoríase. Semelhante aos probióticos para intestino, os cosméticos com prebióticos e probióticos repovoam apele com microrganismos vivos, o que contribui para a restauração da microbiota cutânea. Só para lembrar, no caso da acne fúngica essa microbiota mostra-se desequilibrada devido à proliferação excessiva do fungo Malassezia, o que corresponde a um quadro de DISBIOSE CUTÂNEA! Portanto, o uso de um cosmético com ativos hidratantes, polifenóis, lipídios e simbióticos (prebióticos +probióticos) além de nutrir a pele, irá restaurar a sua microbiota e a integridade da sua barreira!! Sucesso demais!!É a tecnologia associada ao respeito à pele, que, na minha humilde opinião, reúne tudo que a sua pele precisa pra exercer suas funções com maestria, além de se mostrar naturalmente bonita!! Essa ideologia fundamenta a minha linha de cosméticos que batizei como COSMÉTICO ORGÂNICO FUNCIONAL!

Recursos auxiliares


Mas, em casos mais severos de acne fúngica, outros recursos também se fazem necessários: Terapia foto dinâmica (resultados incríveis, imediatos, sem medicamentos e sem dor!) Antifúngicos tópicos por poucos dias. Caso você esteja se perguntando quanto tempo demora para apresentar resultados, a resposta é bem simples: depende da ajuda que você vai dar pra sua pele!Afinal, para tratar definitivamente o problema, é necessário mudar o estilo de vida e isso certamente vai mexer com seus hábitos! Aliás, esse é o grande lance que vai desencadear o seu processo de desinflamação, necessário para o resgate da sua saúde e da beleza natural da sua pele. Portanto, o ritmo da sua evolução vai depender muito da sua disposição e disciplina para adotar as mudanças necessárias no seu estilo de vida. Fazendo isso, você não só vai se livrar da sua acne fúngica ou da sua queixa de pele como também vai se sentir muito mais disposta, muito mais focada, muito mais alegre e muito mais plena.Além disso, você se sentirá muito mais capaz de decidir coisas que estava empurrando para baixo do tapete há muito tempo porque você estará organizando seu corpo e apertando o botãozinho da evolução. Ou seja, desinflamando!

A sua parcela de responsabilidade é muito grande para mudar esse jogo, ok?


Entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e inicie hoje mesmo o seu processo de DESINFLAMAÇÃO.

A sua parcela de

responsabilidade é

muito grande para

mudar esse jogo, ok?


Entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e inicie hoje mesmo o seu processo de DESINFLAMAÇÃO.

Termos e Políticas

Mariana Lanat© 2022 - Todos os direitos reservados.

CNPJ 29.920.032/0001-97

MARIANA LANAT