MARIANA LANAT

Publicado em: 10/08/2019

Açúcar: um inimigo doce!

Posts recentes

O consumo de açúcar aumenta a incidência das doenças inflamatórias cardíacas, neurológicas e imunológicas como AVC, demência e câncer.

Açúcar:
um inimigo doce!

Dra. Mariana Lanat

Especialista em dermatofuncional

Consequências do consumo excessivo de açúcar

Você já percebeu o que toda mesa de restaurante, lanchonete, boteco, padaria, cafeteria e até mesmo a sua, possuem em comum?

O açúcar! Seja em pacotinhos, sachês, potinhos ou cubinhos, do tipo refinado, cristal, demerara ou mascavo, ele sempre aparece em algum momento do seu lanche, café da manhã, almoço ou jantar!Sem falar da sua presença em todo tipo de alimento: pães, molhos, sobremesas, bolos, massas, sucos,bebidas, cafés, chocolates e até mesmo em produtos de higiene pessoal, como a pasta de dente.

Não é a toa que, só no Brasil, o consumo de açúcar por pessoa cresceu de 15 quilos em 1930 para 50quilos em 1990!! Em 2008, esse consumo passou para 56 quilos!! (fonte embrapa)

Com o aumento do consumo de açúcar, adivinha o que também aumentou drasticamente nesse mesmo período?? A incidência das DOENÇAS INFLAMATÓRIAS cardíacas, neurológicas e imunológicas como AVC, Demência e Câncer respectivamente.


Isso ocorre porque o açúcar está presente em nossas vidas desde sempre. Estamos tão acostumados com a presença desta substância química na mesa, que a consideramos um alimento!

Então o açúcar não é um alimento?

Isso mesmo! Apesar de ser um produto derivado da cana, o açúcar não é um alimento natural!


O processo químico que transforma a sacarose contida na cana no “açúcar de mesa”, só piora os malefícios dessa substância para a nossa saúde. Após esse processo, ele se transforma num agente químico agressor que irá desencadear muitos PROCESSOS INFLAMATÓRIOS toda vez que for ingerido e, como já falei em outros textos, a persistência desses processos inflamatórios é a responsável pela instalação da DOENÇA INFLAMATÓRIA.

Veja como acontece:


O açúcar, ao ser ingerido, provoca um PICO GLICÊMICO, fato que altera o pH do nosso sangue, tornando-o ácido e que já deixa o nosso organismo vulnerável aos vírus, fungos e bactérias.


Diante deste risco, o pâncreas secreta insulina para baixar o nível de açúcar no sangue e corrigir o PICOGLICÊMICO e o pH. A necessidade frequente desta secreção de insulina para a correção dos níveis de açúcar é a responsável pela instalação do quadro de RESISTÊNCIA INSULÍNICA, considerada uma pré diabete.


Neste momento, o indivíduo apresenta um quadro inflamatório sistêmico, que é acompanhado de queixas de fadiga, indisposição, tonturas, enjoos, falta de libido, disfunção erétil, enxaquecas e exames sanguíneos com alguns parâmetros alterados.


Ao mesmo tempo, esse açúcar que circula por todo corpo através das veias, artérias e capilares, desencadeia outro PROCESSO INFLAMATÓRIO chamado GLICAÇÃO. Este resulta na perda da funçãode todas as proteínas que tiveram contato com o açúcar enquanto este circulava pelo corpo.


Por exemplo, todo o nosso sistema circulatório é revestido internamente por uma membranaconstituída de proteínas, chamada ENDOTÉLIO. A GLICAÇÃO deste ENDOTÉLIO, implica numa fragilidade do sistema cardiovascular, que perde sua propriedade elástica e de autorreparação, deixando o individuo susceptível à doenças como trombose, insuficiência cardíaca, AVE, AVC isquêmico e hemorrágico.


A mesma perda de função ocorre com as hemácias , com o colágeno , enzimas, hormônios e tudo o que apresentar proteína em sua composição.


Considerando que somos constituídos por água e proteína, os danos causados pelo consumo do açúcar são ilimitados.


No intestino, o açúcar alimenta bactérias e patógenos que secretam toxinas extremamente prejudiciais para a nossa saúde mental, física e estética.


Se a resistência insulínica é considerado sintoma comum coexistente em TODAS as doenças inflamatórias, o consumo de açúcar é a seu desencadeador!

Uma breve história sobre o açúcar

Historicamente, o açúcar já foi considerado um elixir da saúde, tamanha a alegria proporcionada naqueles que o consumiam. Por isso, estava presente em todas os tipos de confraternização, sendo sinônimo de abundância e felicidade.


Em determinado momento, chegou até a ser utilizado como anti depressivo! Nesse período, que aconteceu no século XVII, já havia relatos de historiadores alertando dos males associados ao consumo desenfreado desta substância.


Várias cartas da época descrevem epidemias de cáries e sua relação com outras doenças que afetavam acirculação e visão das pessoas, que não eram diagnosticadas ou tratadas adequadamente. Somente 2séculos depois, esses e outros sintomas inflamatórios foram associados ao consumo de açúcar e surgiuo diagnóstico da diabetes.

O açúcar nos dias atuais

Infelizmente, até hoje, essa correlação entre o consumo de açúcar e a instalação de doenças não está clara para a maioria das pessoas.


Tem gente que ainda oferece um copo de água com açúcar para aliviar as angústias da vida de uma pessoa aflita! E ainda tem quem lambuze o bico da mamadeira ou chupeta de um bebê no açúcar para interromper a choradeira, sem saber que está envenenando a pessoa ou o bebê!


Não é exagero da minha parte! Como toda substância química, o açúcar possui um índice de toxicidade de 35g por quilo de peso, ou seja , um bebe de 5 quilos pode morrer ao consumir 175 gramas de açúcar de uma vez, que equivale a 35 pacotinhos daqueles da cafeteria.


Claro que é uma quantidade impensável em ofertar para um bebê, mas uma colher de 5 gramas já consegue deixá-lo letárgico . O coitadinho para de chorar por letargia e não por estar mais calmo.


Imagine ao quanto de açúcar um individuo, nos dias atuais, está exposto.


Imagine o quanto de açúcar este bebe deve consumir nos seus primeiros 7 anos de vida, sendo criado com essa boa imagem do açúcar e o quanto o seu desenvolvimento motor, neurológico e emocional será comprometido!


Pense que isso acontece com a população mundial há séculos e justifica muito mais do que doenças, como atraso da nossa evolução! Como uma população inflamada e doente pode ter forças e sensibilidade para fazer escolhas evolutivas ?


O fato é que a invasão da mesa da humanidade pelo açúcar inaugurou a era das DOENÇAS INFLAMATÓRIAS!E então, ainda vai tomar o seu cafezinho com açúcar?

A sua parcela de responsabilidade é muito grande para mudar esse jogo, ok?


Entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e inicie hoje mesmo o seu processo de DESINFLAMAÇÃO.

A sua parcela de

responsabilidade é

muito grande para

mudar esse jogo, ok?



Entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e inicie hoje mesmo o seu processo de DESINFLAMAÇÃO.

Termos e Políticas

Mariana Lanat© 2022 - Todos os direitos reservados.

CNPJ 29.920.032/0001-97

MARIANA LANAT