Publicado em: 19/06/2019
O desequilíbrio da microbiota intestinal está diretamente relacionado ao seu estilo de vida e as suas escolhas. Saiba se você está em disbiose intestinal e como controlar o problema
Olá, pessoal! Hoje eu vou falar especificamente sobre a disbiose intestinal: o que é, como saber se você está em disbiose, como controlar e a importância desse controle para garantir a sua saúde física e mental, além da sua satisfação com a sua pele. Acompanhe!
Quem me acompanha no Facebook ou no Instagram sabe que um dos grandes pilares na COMUNIDADE DESINFLAME
é realmente garantir a saúde intestinal, certo? Portanto, ensinar você a entender ou a identificar um quadro de disbiose vai ajudar MUITO na sua autopercepção e nas suas escolhas.
Antes de qualquer coisa, cabe esclarecer que você não TEM disbiose intestinal e sim, você ESTÁ em disbiose. Afinal de contas, você pode estar em disbiose hoje e não estar em disbiose amanhã.
Sim, exatamente! Isso acontece justamente porque o nosso intestino é muito vulnerável a vários GATILHOS INFLAMATÓRIOS emocionais, alimentares e ambientais. Ou seja, dependendo de como foi o seu dia, você pode entrar em disbiose hoje ainda ou daqui a três dias.
O importante é você saber identificar quando você está em disbiose intestinal para dar um jeito na situação o mais rápido possível exatamente para evitar o desencadeamento ou agravamento de todos os problemas decorrentes desse quadro, que são:
Rinite;
Dermatite;
Acne;
Rosácea;
Melasma;
Alteração de humor;
Alergias;
Gripes recorrentes;
Baixa imunidade;
Ganho de peso;
Fadiga física e/ou mental;
Demência (Parkinson e Alzheimer);
Constipação crônica;
Cândida recorrente (que vai e volta);
Enxaqueca recorrente (que vai e volta);
Diarreia;
Ansiedade;
Depressão;
Dor articular;
Disfunção na tireoide;
Disfunção metabólica;
Infertilidade;
Baixo libido;
Doenças inflamatórias (autoimune, cardiovasculares e alguns tipos de cânceres).
Disbiose intestinal é uma desproporção entre as espécies de bactérias que vivem no seu intestino. Talvez você não saiba, mas naturalmente você hospeda várias espécies de bactérias que se proliferamem função das suas escolhas alimentares, do seu estado emocional e do seu ambiente.
Em outras palavras, isso significa dizer que vários fatores podem proporcionar um ambiente mais favorável à proliferação de algumas espécies de bactérias em prol da diminuição da proliferação de outras espécies, por exemplo:
Microbiota intestinal
Enfim, sempre que a sua rotina do dia incluir algum dos fatores acima, aumenta a chance de proliferação
das suas piores bactérias. Mas, você também pode impedir que isso aconteça fazendo escolhas anti-inflamatórias bem simples:
Antes de continuarmos, deixa eu explicar um pouquinho sobre essa história das piores bactérias e melhores bactérias.
Bem, pra começar, saiba que 95% das bactérias que você hospeda no seu intestino não querem te fazernenhum mal. Verdade! Elas estão ali para evoluir junto com você, para te incentivar no caminho da desinflamação através da síntese de vitaminas, ácidos graxos e neurotransmissores.
A serotonina, por exemplo, é um tipo de neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar. No intestino, ocorre a síntese de 80% a 90% (depende do estudo) deste neurotransmissor fundamental para um dia produtivo e leve!
E é exatamente essa capacidade de síntese da microbiota intestinal que determina o nível do humor, vitalidade, criatividade, capacidade de foco e memória de uma pessoa alto astral.
Para que suas melhores bactérias sejam beneficiadas, você precisa criar um ambiente favorável paraelas. Isso inclui conforto e alimento adequados! Vale dizer que as melhores bactérias são beeem exigentes e só ficam quando se sentem bem tratadas! O manejo do estresse e consumo de matéria prima de qualidade são fundamentais para isso!
SABE POR QUÊ? ?
O estresse crônico e uma alimentação baseada em refinados, processados, industrializados, açúcar, frituras, trigo, fast food criam um ambiente perfeito para a proliferação das suas piores bactérias.
Elas representam apenas 5% da sua microbiota intestinal, mas, se as suas escolhas e estilo de vida são agradáveis para elas, temos um problema! Elas irão proliferar e passar a representar 10%, 20%, 50%, 70% 100% da sua microbiota intestinal enquanto as suas melhores bactérias morrem de fome!!!! Aleeeerta: Ao se multiplicarem, as piores bactérias são as grandes responsáveis pelo início, manutenção e agravamento das suas queixas de pelee de saúde já citadas neste texto e que vale a pena repetir:
Rinite;
Dermatite;
Acne;
Rosácea;
Melasma;
Alteração de humor;
Alergias;
Gripes recorrentes;
Baixa imunidade;
Ganho de peso;
Fadiga física e/ou mental;
Demência (Parkinson e Alzheimer);
Constipação crônica;
Cândida recorrente (que vai e volta);
Enxaqueca recorrente (que vai e volta);
Diarreia;
Ansiedade;
Depressão;
Dor articular;
Disfunção na tireoide;
Disfunção metabólica;
Infertilidade;
Baixo libido;
Doenças inflamatórias (autoimune, cardiovasculares e alguns tipos de cânceres).
Agora você vai entender quando me ouvir falar “AME SUAS BACTÉRIAS” ou ler nos meus posts “#AMESUASBACTÉRIAS”
Saber que está no caminho certo e que está evoluindo é o que certamente vai te deixar animada paracontinuar a fazer as mudanças na rotina, não é mesmo? Como por exemplo, deixar de fazer aquilo quegosta e que adora comer na busca da resolução da queixa de saúde ou da queixa de pele
.Contudo, em primeiro lugar é preciso reconhecer o quadro de disbiose.
-Mas Dra Mariana, como fazer isso? Como saber se estou com disbiose intestinal? Vou responder esta pergunta contando para vocês sobre um chamado recente que atendi em meu consultório.
Uma paciente me ligou e me pediu ajuda. Na verdade, eu não ia para o consultório aquele dia, mas ela estava com crise recorrente de candidíase e precisava de cuidados.
O curioso é que ela já era paciente minha e já estava com a cândida controlada. Afinal de contas, ela já tinha recebido todas as instruções, já tinha aprendido a importância de cuidar da saúde intestinal para controlar a cândida e estava tendo sucesso no tratamento.
Conforme eu disse anteriormente, existem as questões emocionais na nossa vida. E ela estava com essas questões pessoais: a mãe estava com problemas de saúde e há 7 dias o filho pequeno estava acordando de noite. Ou seja, ela estava preocupada e dormindo super mal. Esses fatores são GATILHOS INFLAMATÓRIOS associados a manutenção de um quadro de estresse e desencadeiam processos inflamatórios no organismo.
Por exemplo: apenas uma noite mal dormida é responsável pelo aumento do nível de ansiedade,compulsão por doces em 30%. Este quadro de ansiedade e compulsão por doces, por sua vez, altera a microbiota intestinal modulando negativamente o sistema imune e favorecendo a ocorrência da crise de candidíase.
Ademais, essa paciente viajou durante o carnaval e acabou ficando bem doente. O quadro dela setornou crônico e acabou recorrendo ao uso de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios. Ou seja, 3 meses antes da crise, a microbiota intestinal e saúde intestinal desta paciente já havia sido comprometida e estava fragilizada. Nesse contexto, os problemas pessoais recentes foram suficientes para desencadear um no episódio de candidíase.
Para você compreender o impacto das emoções em nossa saúde. Ela viajou em fevereiro, nós estamos em junho e ela continua com as crises de candidíase! Inclusive, chegou a fazer também um episódio de herpes.
É claro que o estopim para essa situação toda foi a saúde da mãe com o sono represado por causa dofilho. Mas não só isso. Teve também a questão do uso do antibiótico, que pode impactar a saúde intestinal por até um ano, considerando que você não faça nada para resgatar o mais rápido possível a cicatrização da membrana intestinal. E isso, como eu já falei bastante, tem a ver com as suas escolhas.
Compreendeu como a saúde intestinal é extremante vulnerável aos GATILHOS INFLAMATÓRIOS alimentares, ambientais e emocionais? Percebeu como as EMOÇÕES influenciam e podem ser aprincipal causa da DISBIOSE INTESTINAL e consequentes queixas de pele e saúde?
Portanto, durante ou após episódios de estresse, cansaço extremo, noites mal dormidas, uso de antibióticos e anti-inflamatórios, procure observar o seu funcionamento intestinal. Só para lembrar, osprincipais são: excesso de gases e distensão abdominal frequente, principalmente durante ou logo apósuma refeição.
É exatamente esse olhar, essa AUTOPERCEPÇÃO que vai te ajudar a reconhecer se você está com disbiose intestinal e então fazer as escolhas certas para resolver a situação.
Para tratar o quadro de disbiose intestinal, é preciso compreender, em primeiro lugar, que nem tudo está ao seu controle. Isso porque diariamente estamos expostos a situações estressantes, que podem desencadear o problema. E só para lembrar, o intestino é bem vulnerável a todas as coisas da nossa vidae ele modula outros sistemas do nosso corpo.
No entanto, é possível resgatar essa saúde intestinal através das suas escolhas alimentares, que devem garantir o fornecimento de aminoácidos, polifenóis e gordura de qualidade e adotando uma rotina que estimule respostas anti-inflamatórias no seu organismo.
Procurar controlar os seus pensamentos também é uma excelente forma de colaborar para a sua saúde intestinal de uma forma geral. Essas atitudes positivas proporcionam saúde, longevidade e uma boa relação com a sua aparência, com a sua pele.
Melhorando as suas escolhas, logo irá começar a colher frutos: você vai olhar no espelho e vai gostar do que vê! Mesmo que você tenha algumas ruguinhas, você vai achar a sua pele bonita, vai se sentir bem.
Não se cobre tanto, mas faça sábias escolhas
Porém, antes que você se cobre muito achando que o seu intestino tem que estar perfeito todos os dias, lembre-se: às vezes isso foge ao seu controle! E a mensagem principal deste texto é você usar a vulnerabilidade do seu intestino ao seu favor: do mesmo jeito que ele foi abalado por coisas que você não conseguiu controlar, ele também pode se recuperar rapidamente diante de sábias escolhas!
Então, se aconteceu algo que desorganizou sua saúde intestinal porque realmente você não teve como controlar, como no caso da paciente que tinha dois GATILHOS INFLAMATÓRIOS muito fortes, uma preocupação com uma pessoa que ela amava e um sono prejudicado, passe a fazer escolhas sábias e conscientes e perceberá o rápido impacto positivo no resgate da sua saúde intestinal! Sem falar na sensação de independência, controle e autopercepção que irá sentir! Certamente é o tipo de sensaçãoque te impulsionará a fazer escolhas cada vez melhores.
Minha sugestão é que comece da forma que seja a mais leve pra você, evoluindo cada vez mais, sempre estando atentas à resposta do corpo diante das adversidades, sejam elas emocionais ou alimentares.
Então pessoal, eu desejo que façam EXCELENTES ESCOLHAS e que vocês sirvam de inspiração para que outras pessoas também consigam fazer as melhores escolhas! Que elas olhem para você e percebam como você está melhor, como está feliz, bem resolvida e de bem com a vida apesar dos altos e baixos que todo mundo está pré-disposto a passar.
A sua parcela de responsabilidade é muito grande para mudar esse jogo, ok?
Entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e inicie hoje mesmo o seu processo de DESINFLAMAÇÃO.
A sua parcela de
responsabilidade é
muito grande para
mudar esse jogo, ok?
Entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e inicie hoje mesmo o seu processo de DESINFLAMAÇÃO.
MARIANA LANAT