Publicado em: 10/08/2019
Descubra qual é a diferença entre se estressar e se manter estressado e o nível de impacto que o estresse silencioso provoca na sua pele e na sua saúde.
Olá! Hoje eu vou falar sobre um GATILHO INFLAMATÓRIO que é um dos maiores desencadeadores e até agravantes de qualquer queixa de pele e de saúde, o estresse silencioso.
Além de aprender como ele impacta diretamente a sua pele, mantendo e até mesmo agravando a sua queixa, você também vai compreender a diferença entre se estressar e se manter estressado, como seu corpo responde diante dessas duas situações e saberá o que fazer para dar a volta por cima e conquistara vida plena. Acompanhe.
Quem me acompanha no Instagram, Youtube ou Facebook , sabe que a minha filosofia de vida e trabalho é promover a saúde através da DESINFLAMAÇÃO, não é mesmo? Meu objetivo é fazer com que você entenda que para tratar a raiz da sua queixa de pele, é preciso DESINFLAMAR O CORPO FÍSICO através de um estilo de vida saudável.
No entanto, existe um GATILHO INFLAMATÓRIO que não deve ser esquecido, que é o estresse. Trata-se, na realidade, da maneira com que o seu organismo reage a qualquer coisa que te incomode.
Me arrisco a dizer que 90% das verdadeiras causas das queixas de pele que atendo em meu consultórioestão relacionadas a alguma questão emocional do paciente. E, muito diferente do que se imagina, esse incômodo não precisa ser uma coisa muito grande para conseguir desencadear um quadro de estresse numa pessoa.
A princípio, o estresse é uma maneira que o organismo possui de nos defender. Bater, correr, gritar, fugirde uma situação inusitada para manter-se salvo ou seguro, é normal. Você teve a uma reação necessária para seguir com a sua vida. Na verdade, esse é um tipo de estresse, classificado como estresse agudo, que o nosso corpo está preparado e treinado para sentir, sem que esta reação prejudique a nossa própria saúde.
Entretanto, uma pessoa estressada geralmente reage muito mais do que deveria a uma coisa que não justificaria uma reação tão grande. Isso mostra que o corpo dessa pessoa já está sendo submetido a algum tipo de estresse há um certo tempo, sendo este classificado como um estresse crônico.
Nesta situação, o organismo não está preparado para responder, não sabendo como resistir ou reagir ao estresse, exatamente porque o nível de inflamação que o estresse vem causando nesta pessoa, está sendo capaz de desequilibrar o funcionamento deste organismo a ponto de deixá-lo cada vez mais vulnerável diante das adversidades da vida.
Na minha opinião, este estresse crônico é o maior e mais prejudicial gatilho inflamatório, desencadeando, mantendo e piorando as DOENCAS INFLAMATÓRIAS, que, há décadas, assolam a saúde da humanidade.
Devido ao seu discreto modo de ação, que dificulta a identificação da sua origem e até mesmo a percepção da sua presença pelo próprio indivíduo que o carrega, como também pelos profissionais que buscam uma explicação e cura para aquela “doença”, gosto de me referir a este tipo de estresse, como estresse silencioso.
Digamos que ao avaliarmos a vida de uma pessoa que costuma reagir de uma forma exacerbada diante de uma situação, acabamos descobrindo questões emocionais que explicam as suas atitudes. Muitas vezes, apesar de ter pai e mãe vivos, a pessoa acha que não recebeu amor suficiente, nunca teve um companheiro legal ou ainda, foi traído ou não está satisfeito com a vida profissional.
É exatamente esse tipo de incômodo mantido por um longo período, um dos responsáveis pela instalação do estresse silencioso, que age lentamente, inflamando, desorganizando, desabilitando o seu corpo e fazendo-o reagir desproporcionalmente diante de algo que o desagrade.
Além das questões emocionais, existem outros fatores causadores do estresse silencioso, todos eles relacionados a um estilo de vida inflamatório: consumo de refinados, processados, doces, álcool, drogas, cigarro, uso frequente de medicamentos, sedentarismo e sentimentos de tristeza, raiva, solidão, desamparo, incapacidade (que são os GATILHOS EMOCIONAIS) que justificam e também sustentam o estresse silencioso.
Estes fatores lesionam a sua MEMBRANA INTESTINAL e impactam negativamente a sua MICROBIOTAINTESTINAL, causando uma diminuição importante da produção da serotonina, neurotransmissorresponsável pela nossa sensação de felicidade e bem estar. Além disso, ativam PROCESSOS INFLAMATÓRIOS em todo o organismo, que entra em desequilíbrio, não conseguindo reagir nem resistir às adversidades. Enquanto este estilo de vida perdurar, irá alimentar este quadro inflamatório, que ao se tornar crônico, irá causar o estresse silencioso.
O negócio é o seguinte: o estresse silencioso, independentemente de ser desencadeado por gatilhos inflamatórios emocionais ou estilo de vida inflamatório, explica e fundamenta a manutenção e a recorrência das principais queixas de saúde e de pele, como acne, dermatite, ansiedade, depressão, doença autoimune, cânceres, diabetes, entre várias outras.
O estresse agudo não vai prejudicar sua saúde nem trazer problemas para sua pele. Infelizmente, o mesmo não acontece com o estresse silencioso. Portanto, se você se enquadra nesse contexto, saiba que é isso o que está desequilibrando o seu corpo e causando prejuízos na sua saúde e na sua pele.
O estresse silencioso intervém no funcionamento intestinal, modulando negativamente a MICROBIOTA INTESTINAL. Isso significa que as bactérias que conseguem proliferar em um intestino que está sofrendo com este tipo de estresse são as piores! Exatamente aqueles 5% que só existem paratreinar o sistema imune e que quando se proliferam, trazem inúmeros prejuízos para o organismo.
Então, a membrana intestinal, que é da espessura de um de um papel, formada por uma camada de uma única célula acaba sendo lesionada pelos metabólitos produzidos por estas piores bactérias, da mesma forma que acontece quando você ingere TRIGO e REFINADOS, medicamentos, álcool e AÇÚCAR.
Como se não bastasse, há a ativação do sistema imunológico, vez que 80% deste “mora” no intestino, e então começam os problemas: os processos inflamatórios são ativados e irão causar algum tipo dedes equilíbrio e dano neste organismo, que expressará o seu desgosto através das mais diversas queixas de pele e de saúde.
O fato é que os GATILHOS INFLAMATÓRIOS EMOCIONAIS presentes por muito tempo, possuem o DUPLO PODER de desencadear um estilo de vida inflamatório. Primeiro, pelo simples fato de existirem, e segundo, por interferir negativamente nas escolhas alimentares e hábitos de vida do indivíduo, contribuindo assim para o desencadeamento dos processos inflamatórios e desequilíbrio da microbiota intestinal. Por exemplo: é muito comum que uma pessoa que se sente só tente preencher esse vazio consumindo doces ou fast food.
De maneira similar, uma pessoa que tem um estilo de vida inflamatório também contribuirá para a existência do estresse inflamatório por duas vias, pois este estilo de vida prejudica o funcionamento intestinal, que influenciará negativamente no estado emocional do indivíduo pela diminuição da produção da serotonina. Por exemplo: uma pessoa que come doces e fast food, tende a se isolar e /outer problemas de auto estima.
Agora, se essa pessoa recebe a oportunidade de DESINFLAMAR FISICAMENTE, certamente ela vai descobrir o que é ter plenitude, ou seja, o que é ter vitalidade ao longo da própria vida. Mas, para isso é necessário que ela faça ESCOLHAS ANTI-INFLAMATÓRIAS, tais como:
Enfim, sempre que você fizer as escolhas acima estará DESINFLAMANDO e corroborando para melhorar sua capacidade de “manejo do estresse”.
Aos poucos, certamente você verá a diferença dessas atitudes na sua vida. E isso é possível porque quando você DESINFLAMA seu corpo físico, está beneficiando a sua saúde intestinal, que por sua vez, interfere na sua saúde mental e na sua capacidade de reagir às adversidades da vida sem sofrimento para você e principalmente para aqueles que convivem com você!
Então que tal começar pelo caminho mais fácil? Ao DESINFLAMAR O SEU CORPO certamente você vai melhorar a sua saúde intestinal e modular o seu sistema imunológico. A partir disso, você vai mudar os seus pensamentos e apertar o botãozinho da evolução.
De fato, o seu corpo foi programado para evoluir, mas para que isso aconteça, ele precisa dos estímulos certos. E o primeiro passo, sem dúvida, é desinflamar começando pelo intestino.
A partir disso, as coisas que te incomodam ou que te incomodavam há tanto tempo de repentedesaparecem. E por quê? Porque você passa a ter saúde para lidar com aquele incômodo! Você passa a enxergar de outra forma os problemas porque a sua MICROBIOTA INTESTINAL está diferente, produzindo tipos de neurotransmissores e vitaminas que jogam no time da desinflamação e que, há muito tempo não estavam sendo produzidos em você.
A plenitude, a libertação da mente, a sensação de vitalidade, a superação de obstáculos, o pensamento positivo, o alcance dos seus objetivos e a realização dos seus sonhos começam na DESINFLAMAÇÃO do corpo físico.
Só para exemplificar, pouco adianta você fazer meditação, yoga e tudo o que tem direito se você se alimenta mal.
É preciso avaliar o nível de estímulos e matéria-prima que vai chegar no seu intestino para modular positivamente a sua MICROBIOTA INTESTINAL e, dessa forma, produzir o tipo de neurotransmissor que você precisa para superar e se livrar dessa situação. Então, compreenda que os inúmeros benefícios obtidos através da meditação e yoga são comprometidos se o seu estilo de vida é inflamatório.
A partir do momento que você inicia o seu processo de desinflamação, uma luz no final do túnel é avistada. Se você, neste momento, insere as técnicas de meditação e yoga, essa luz se transformará em um holofote rapidamente e então conseguirá descobrir onde está a raiz emocional responsável pelo seu estresse silencioso.
Então, estará pronto para identificar e encarar os seus erros, os seus medos e às vezes até tirar uma história cabeluda debaixo do tapete. Embora esse seja um passo muito difícil, sem dúvida será mais levede fazer seguindo essa ordem e o resultado será libertador!
Os benefícios obtidos na yoga ou meditação são prejudicados se você se alimenta mal.
Se você quer dar um basta nessa situação e esbanjar vitalidade e satisfação com a sua vida e sobre tudo com a sua pele, me acompanhe no YOUTUBE, no FACEBOOK, IGTV ou INSTAGRAM.
Nesses canais você vai encontrar VÁRIAS INFORMAÇÕES GRATUITAS que certamente vão te ajudar a fazer as MELHORES ESCOLHAS e dessa forma resgatar a beleza natural da sua pele.
Se quiser começar hoje mesmo a DESINFLAMAR, entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e comece a transformar a sua saúde.
Comece hoje mesmo
a DESINFLAMAR!
Entre para a COMUNIDADE DESINFLAME e comece a transformar a sua saúde.
MARIANA LANAT